Loading...

quinta-feira, 19 de julho de 2012

A onda agora é hidroginástica




Pelo menos para mim a onda agora é essa. E aí você curte a hidro???


Agora eu sou "a adepta" de exercícios, né.

Na maior parte da minha vida tive uma vida sedentária ,mas este ano resolvi mudar isto na minha vida, até porque precisava e ainda preciso perder peso ( em algum momento da vida eu me perdi nisso também).
Nesta tentativa de mudança de vida descobri algo novo e agradabilíssimo de se fazer, estou falando de exercícios físicos no geral.  Como já disse aqui estou amando o universo todo de estar em uma academia. Claro que tem dias que dá preguiça sim, tem dia que você quer mesmo é ficar em casa, mas quando você faz um esforço e vai até lá , todo o astral que tava te deixando para baixo ou estagnada muda ... você se sente bem e não quer mais sair de lá. Pelo menos é isso que acontece comigo e conversando com minha prima que começou a malhar a pouco tempo também, ela disse-me que compartilha dos mesmos sentimentos. Então vamos a luta e vamos malhar.
Malhar não precisa ser um peso para ninguém, muitos reclamam que ficar horas em uma esteira e depois ter que fazer aqueles aparelhinhos é chato, chato e chato... por um lado pode até ser, mas você precisa focar nos benefícios.

Ei, chega de dizer que hidro não serve para nada, que você não vê resultados, que parece que você não fez exercício nenhum. Isso é mentira, pois quando eu saio das aulas minha perna sai pesada ... faz muito exercício sim. Agora claro, é sempre bom casar com outros exercícios. Quanto mais coisas você fizer mais resultados você verá. E outra nada acontece da noite para o dia.

Minha dica para deixar tudo menos maçante é:

- Escolha uma academia que te agrade à Isso é muito importante, pois você vai passar, ás vezes, horas por lá, vai ir todos os dias ou 3 vezes na semana, logo, o local precisa ser agradável a você. Por isso não tenha medo de pagar uma graninha a mais, desde que te faça bem.  A academia precisa ser bem frequentada, acho que isso ajuda muito, principalmente a nós mulheres, pois já ajuda a limpar a vista, é bom para dar uma paqueradinha ou, como disse, tão somente limpar a vista. Isso já é um grande estímulo para você malhar mais e mais.

- Escolha uma academia animada à Uma academia animada , vai te ajudar  a manter o pique e te ajudar a querer frequentar as aulas e vai te distrair de algum modo.

- Procure uma academia que tenha o máximo de atividades possíveis e procure frequentar essas aulas diferentes à No meu caso eu procurei uma academia que tivesse dança, pois eu gosto desta parte dança, sempre soube que com dança você emagrece sem perceber... emagrece se divertindo. E em 1 hora de dança dá para perder umas boas calorias.  É bom que a academia ofereça hidroginástica, aulas de jump ( é aquela aulinha do trampolim), body pump e etc.  Todas essas aulas são muito válidas porque você perde calorias se divertindo, você faz amizades. São aulas em grupo, logo, excelente para isso mesmo se socializar. Eu estou adorando. Só ainda não consegui fazer a de jump e pump.
Frequentando a uns poucos meses (3) , consegui conhecer pessoas bem legais e confesso que esse contato com elas me ajuda a querer voltar também. Aí tira o peso de passar 1hora em uma esteira sem conversar com ninguém. Se bem que em alguns momentos as meninas que fazem outras aulas comigo acabam que volta e meia estão por ali caminhando na esteira também, então volta e meia quando você consegue ficar ao lado de alguém que você conhece, rola um bate papo agradável.

- Seja sociável  e simpáticaà Trabalhe isso em você , por que aí o tópico de cima dá certo, se bem que mesmo sendo tímida, dificilmente você não fará amizades frequentando essas outras aulas. Mas se você for com a mente aberta , e se lembrar sempre de que você tem que ser receptiva, sorrir para as pessoas, que você tem que dar abertura sim para quem quiser se aproximar de você e muitas vezes ser você a pessoa a se aproximar de alguém, você descobrirá pessoas interessantes. Tudo será muito mais agradável. É questão de treino ... você será aberta ( nesse sentido) quanto mais você se permitir ser acessível aos outros. =)
( Essa parte se aplica a nossa vida com relação aos homens também, né? Mas confesso que essa parte tenho que praticar mais, prq geralmente quando gosto de alguém, minha tendência é me travar, ficar tímida, medrosa ou sei lá mais o que... a Lucy que conheço desaparece, rsrsrs. Salvo, se eu já tiver a sorte de conhece-lo e tê-lo como amigo... =p).

Antipatia está fora de moda .

- Faça aqueles planos de 4 mese, 6 meses --> Isso mesmo, porque se você pagar mês a mês antes do fim do primeiro mês você falta alguns dias, aí já vai querer desistir da academia. A vantagem de você fazer esses pacotes e quem em muitos lugares você consegue algum desconto e ,além disso, por já estar de alguma forma pago, te força a cumprir todos aqueles meses, e por mais que em uma semana não tenha dado para você ir 3 dias seguido,s digamos assim, você lembra que tem mais 4 meses parcelados lá e que você vai ter que pagar, então, vai ter que malhar para usufruir da  academia. É um ótimo estímulo. Pense nisso.





Sobre a Hidroginástica

A hidroginástica melhora a capacidade aeróbica e cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral. Ela tem a vantagem de poder ser praticada por pessoas de qualquer sexo e de qualquer idade. A hidroginástica é uma opção alternativa para o seu programa normal de exercícios. É uma excelente opção para pessoas que levam uma vida muito agitada e têm pouco tempo para a prática de exercícios. A hidroginástica serve tanto para atletas em treinamento, como para gestantes, pessoas que estão recuperando lesões, ou que estão acima ou abaixo do peso ou aquelas com algum tipo de deficiência.
Os exercícios aquáticos são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros. A hidroginástica permite a redução no esforço articular. É uma excelente opção de atividade física, para chegar à boa forma e a um estilo de vida mais saudável. É importante levar uma vida saudável, praticar esportes e cuidar da alimentação em geral. Isso só trará benefícios para você.
 Benefícios da hidroginástica:
·         Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos; pessoas ocupadas com pouco tempo para praticar exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, magros, gordos, pessoas com alguma deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os programas normais de exercícios.
·         É uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas. Pessoas tímidas podem se favorecer deste tipo de interação, se soltar mais e até eliminar a inibição.
·         Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.
·         Gasto calórico por volta de 400 kcal/hora.
·         Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares.
·         Aumenta a circulação sangüínea e a resistência do sistema cardiorespiratório.
·         Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos.
·         Melhora a flexibilidade das articulações.
- Riscos/cuidados da hidroginástica:
·         Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema.
·         Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares.
·         Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.
- Principais grupamentos musculares trabalhados na hidroginástica:
·         Glúteos.
·         Braços.
·         Pernas.
·         Abdômen.
·         Costas.
- Dicas para um melhor rendimento físico na hidroginástica:
·         Para trabalhar melhor a capacidade cardiovascular mantenha uma freqüência entre 70% e 85% da sua capacidadde total. Para perder peso e queimar gorduras é ideal manter a freqüência cardíaca entre 55% e 70%.
·         Mantenha a respiração de forma contínua, não a bloqueie.
·         Procure fazer pelo menos 3 aulas de 45 minutos por semana.
- Materiais/vestimenta/equipamentos para a hidroginástica:
·         Step: parecidos com os que são utilizados fora da água, trabalha exercícios de perna.
·         Halteres: são utilizados para realizar exercícios de braços. Existem vários tipos e formatos de halteres que influenciam no resultado do exercício.
·         Luvas: podem ser de material plástico, lycra ou neoprene. Aumentam resistência na água e dobram o esforço durante as aulas.
·         Tornozeleiras: são utilizadas nas pernas, mais especificamente nos tornozelos. Aumentam a resistência na água e fortalecem a musculatura dos glúteos e das pernas.
·         Noodles (cobrinha ou macarrão): é um flutuador versátil. É um material com várias utilidades. É usado para exercícios abdominais, exercícios de braço, exercícios localizados para pernas e glúteo.
·         Acquajogger: colete feito de espuma flexível, ajustável à cintura.
·         Aquafins: deve ser utilizado nos tornozelos ou nos punhos para trabalhar resistência. A força deve ser focada na musculatura em que se quer trabalhar. Tonifica os músculos mais rapidamente.



E aí se sentiu motivada/o para entrar nessa onda também? Experimente e depois me conta qual foi a sensação. =)




 A melhor atividade física é aquela que se gosta. “A partir do momento em que o esporte se torna uma obrigação, em que não é prazeroso praticá-lo... é comum que a prática seja cortada da rotina do aluno”

É preciso lembrar, contudo, que toda atividade deve ser acompanhada de uma dieta apropriada. Para emagrecer, a dieta representa queima de 60 a 70%. Com as atividades físicas e, consequentemente, a aceleração do metabolismo, esta percentagem sobe para 80%. Além disso, os exercícios “otimizam esse gasto de forma mais saudável” – regulando taxas hormonais e melhorando o funcionamento do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário