oi

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Fazer o bem, faz bem!

Recebi um telefonema de uma prima onde ela me perguntava quais Instituições de caridade  eu conhecia aqui em manaus e que poderia indicar a ela., pois bem, ela procurou a pessoa certa =) . Então de cara já pensei que isso renderia um post.

Em manaus temos diversas Instituições que precisam da nossa colaboração, além de grupos que fazem um trabalho voluntário em prol dos mais necessitados. Vou citar apenas alguns e se alguém se interessa é só entrar em contato com eles e começar a fazer sua parte em prol de um mundo melhor. 

Penso que não basta somente doar algo, é preciso se comprometer, sair da zona de conforto e ir ao encontro dos menos favorecidos, carentes, de família, amor, afeto...

Há diversas formas de fazer a diferença nesse mundo, seja unindo-se a esses grupos, fazendo parte do quadro de voluntários deles, visitando por conta própria ou até mesmo mobilizando seus parentes e amigos para  uma visita a esses locais, muitas vezes você nem precisa levar nada, basta levar seu carinho, seu coração, seus ouvidos... na maioria das vezes eles só querem ser ouvidos, vistos, então não ter dinheiro não é desculpa para fazer o bem. Pode-se visitar asilos, creches, orfanatos, bairros carentes, hospitais. Há tanta gente carente nos hospitais, gente sofrendo, gente precisando de companhia... vocês sabiam que nos hospitiais há várias pessoas que nem acompanhante tem? Não recebem visita de ninguém... e uma visita minha e sua faria uma grande diferença na vida delas? 

Essa é a minha dica 

Lar Batista Janell Doyle



O Lar Batista Janell Doyle foi criado em 1991 pela União Feminina Missionária Batista do Amazonas, idealizada pela sua presidente Magaly Azevedo Arruda Araújo.

A instituição tem capacidade para atender em regime de abrigo 50 crianças e de até 6 anos e possui uma creche que atende 75 crianças da comunidade, além de beneficiar 40 famílias por meio de um programa sócio familiar.

O principal objetivos do projeto é dar assistência às crianças em um ambiente de acolhimento, respeito e alegria pelas vitórias uns dos outros.

Endereço:  Rua Igarapé de Mauá - 1 -
Bairro:  Mauazinho
CEP:  69075291
Cidade:  Manaus
Estado:  AM
País:  Brasil
Telefone:  92-3615-8302
Responsável:  Magaly Azevedo


Feijoada Beneficente - 01/09/2012 em prol do lar Batista Janell Doylle


Como faço para visitar o(a) Lar Batista Janell Doyle ?
Para visitar a instituição, entre em contato pelo telefone 92-3615-8302, e marque uma vista com Magaly Azevedo. Todas as instituições gostam de ser visitadas, desde que se tenha o cuidado de marcar antes a visita.

Como fazer doações de objetos para o(a) Lar Batista Janell Doyle ?
O ideal é verificar com a instituição, pelo telefone 92-3615-8302, quais as necessidades atuais de doação (caso a lista não esteja disponível nesta página). Para entregar os objetos normalmente não é necessário marcar hora. Geralmente as instituições não buscam doações na casa dos doadores, sendo necessário entregar direto na instituição.

O que posso doar?
As instituições que trabalham com crianças sempre têm necessidade de leite em pó, alimentos em geral (arroz, feijão), produtos de higiene (fraldas, lenços umidecidos, pasta de dente, papel higiênico) e produtos de limpeza (sabão em pó, desinfetante, detergente). Roupas devem ser doadas em bom estado, e de preferencia limpas e higienizadas. Você pode doar roupas e sapatos de grife, mas o ideal é vende-los e utilizá-los na compra de sapatos e roupas mais simples, que poderão ser adquiridos em maior quantidade.

O que não posso doar?
Roupas íntimas usadas (calcinhas, cuecas, meias) não devem ser doadas.

Como fazer doações em dinheiro?
Muitas instiuições dispõe em seu site informações sobre doações em dinheiro, informando o banco, agencia e conta para depósito. Caso a instituição não tenha site, ou informações bancárias não estejam disponíveis no site da instituição, entre em contato com a instituição, pelo telefone 92-3615-8302 e verifique como fazer doações em dinheiro.Você poderá fazer uma doação única, ou se transformar em um doador constante, doando mensalmente, por exemplo.

Como fazer trabalho voluntário no(na) Lar Batista Janell Doyle ?
O ideal é verificar com a instituição, pelo telefone 92-3615-8302, quais as necessidades atuais de trabalho voluntário (caso a lista não esteja disponível nesta página). Normalmente as instituições precisam de pessoas para realizar brincadeiras com as crianças, atividades físicas ou culturais, ou apoiar na lição de casa.




Grupo Fazer o bem, faz bem!


Obs: Essa arte é nossa do grupo fazer o bem,faz bem! de Manaus. O uso desta arte por terceiros está vedado.


Grupo de amigos que ajudam crianças carentes - geralmente ajudam o Instituto da Família -->  
Av. Laguna N. 26, Lirio do vale. Ao lado do Posto Atem . ( Dona Valdízia é a mãe que adota as crianças)


Junte-se a nós.





Projeto Tchimbum

Eles visitam hospitais, asilos ...



Abrigo Moacyr Alves 

Rua Profa. Lea Alencar - 1014 -

Alvorada I. - Manaus - AM

Telefone: 92-3238-2115 


Casa das Crianças 

Rua Ramos Ferreira - 1345 -

Centro - Manaus - AM

Telefone: 92-3232-5282 
   

CASA VHIDA 

Rua Pedro Álvares Cabral - 395 -

Dom Pedro I - Manaus - AM

Telefone: 92-3656-1250  

Centro Social Nossa Senhora das Graças 

Rua Libertador - 55 -

Nossa Senhora das Graças - Manaus - AM

Telefone: 92-3215-2500 


CENTRO SOCIAL SÃO BENEDITO 

Rua Filemon - 4 - Beco Sião

Petrópolis - Manaus - AM

Telefone: 92-3612-2801 


Lar Fabiano de Cristo 

Rua Projetada 2 - 2 -

Redenção - Manaus - AM

Telefone: 92-3654-3213 


NÚCLEO DE AMPARO SOCIAL TOMÁS DE AQUINO - LAR FRANCISCO DE ASSIS - NASTA 

Rua Pedro Teixeira - 5 -

Santa Etelvina - Manaus - AM

Telefone: 92-8112-1607 


Casa Mamãe Margarida

Rua Penetração II - 27 -

São José Operário - Manaus - AM

Telefone: 92-3248-2331 


Abrigo Infantil Monte Salém (Jocum de Manaus)

Rua Maracanã - s/n -

Tarumã - Manaus - AM

Telefone: 92-3653-3331




terça-feira, 14 de agosto de 2012

Clearskin




Eu já devo ter falado desses produtos aqui, mas hoje resolvi voltar a falar, pois estava vendo um vídeo de como fazer um make em 5 minutos da Niina Secrets ( legal né =)) e que é dona desse blog aqui Niina Secrets , então, estava assistindo a este vídeo e vi que ela tem uma pele cheia de acnes e lembrei que a algum tempo venho sofrendo com isso também. Antes minha pele era bem mais para limpinha e de uns tempos para cá elas resolveram aparecer e no mesmos lugares que as da Niina.. No meu caso acho que isso se deu devido a vários fatores, emocional, o fato de eu ter engordado bastante, alimentação e acreditem acho que makes também, ainda acho que alguns produtos da Avon contribuem nesse ponto..Por conta disso acabei lembrando desses produtos da linha Clearskin. Eu nunca usei nada para este fim mas resolvi experimentar estes.

Antigamente,  eu usava  essa linha mais para tirar cravinhos e limpar a pele, mas usa raramente. Foi então que minha linha antiga acabou e vi que a haviam reformulado e na época como as temíveis espinhas teimaram em pipocar no meu rosto, na verdade mais na parte do pescoço e na área mais perto da linha do queixo.. do meio das bochechas para baixo. Estava muito feio mesmo, aí pedi meu quit e fiquei bem feliz com o resultado, na hora já deu um boa melhoradinha no aspecto delas ( que estavam bem inflamadas) , usei mais alguns dias  e com passar do tempo sumiu. De tempos em tempos elas reaparecem... tinham sumido, mas lembrei delas há  duas semanas quando resolveram dar o ar da graça novamente . Eu não sou de ficar usando a todo o momento os produtos não, desde o último episódio eles estavam devidamente guardados e resolvi usá-los novamente por conta do reaparecimento das danadinhas, bastou uma aplicação e  para mim o resultado foi visível e imediato, melhorou e muito o aspecto que estava e tirou aquela aparência de vermelhidão/inflamação das queridinhas. Eu poderia ter continuado a aplicação dos produtos nos dias que se passaram, mas não o fiz, para mim já tava bom daquele jeito e com o dia a dia elas foram sumindo normalmente. Acho que elas aparecem também naquele período menstrual, assim como acontece com muita gente. 

Bem, para mim os produtos serviram e servem quando eu necessito. Não os utilizo sempre, quem sabe se os aplicasse uma vez por semana como é sugerido mais resultados eu constataria e quem sabe o aspecto dos cravinhos ficassem mais amenizados também. Meu problema não eh com as espinhas, estas só aparecem quando querem, o probs diário para mim é controlar o oleosidade, cravinhos e poros dilatados.

Resumindo, estou satisfeita com o produto no quesito acne ... pelo menos para mim funcionou e eu não usei o bastãozinho secativo de espinhas, na verdade esse eu nem fiz questão de comprar, mas de repente alguém que tenha um problema mais sério e mais constante com espinhas deva adiquirir.

O vídeo do make em 5 minutos é esse aqui ...



Esse transparentezinho é o adstringente


Esse era a embalem antiga ( antes da reformulação do produto) do gelzinho de limpeza . Confesso que gostei mais dos novos, vi melhores resultados.

* E sim ao utlizar o esfoliante você sente uma ardência/ frescor muito forte, a sensação é semelhante ao frescor de pasta de dente, passando pasta de dente no rosto inteiro, então, ás vezes é angustiante e para mim eles deveriam melhorar isso no novo produto, amenizar essa sensação que é desconfortante.

E como eu uso o produto?

 Primeiro eu lavo o rosto com o gel de limpeza, depois eu passo o esfoliante( e tiro todo o produto), depois eu passo a máscara ( preciso dizer que tem que tirar todo o produto??? rsrsrs) e por último passo o adstringente ( esse eu não tiro).  A base é só para usar no dia a dia e antes da maquiagem. Isso é o que faço quando uso todo o kit de uma vez. Masse quiser utilizar no decorres dos dias novamente utilize só o o gel de limpeza ( que eh um sabonete líquido). O esfoliante e o adstringente utilize só uma vez na semanas, já a máscara pode ser usada umas 2 vezes por semana.





segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Hoje eu tive um sonho

Hoje eu tive um sonho...
Fui acordada por ele
Mas foi um sonho tão bom, mas tão bom que até não queria acordar.
Ok, bom e angustiante também.
Eu só me lembro que alguém vinha me buscar para fazermos intercâmbio juntos ( olha com o que eu sonho...kkkk) . Mas o sonho era tão cheio de detalhes ( claro, todos eles são) ... eu precisava preparar todos os documentos, passaporte, visto e sabe lá quais documentos mais, sei que já nos preparávamos a algum tempo e boa parte do sonho se concentrou nas horas e minutos antes do embarque. Eu sei que eram muitos detalhes, mas agora só consigo me recordar de alguns. Lembro de estar muito nervosa, ansiosa, mas extremamente feliz por tudo, e por não ir sozinha, por saber que alguém estava a me esperar. Lembro-me dos momentos no aeroporto eu subindo as esteiras e eis que encontro a marlene, eu já estava super atrasada e com medo de perder o voo. A Marlene estava na minha frente na esteira e ele estava na frente dela olhando para mim e sorrindo como que dizia : Eu não via a hora de te ver.
O meu coração acelerava e eu precisava passar e ficar ao lado dele. Cutuquei a Marlene por tras e pedi que me deixasse passar,mas no sonho ela não sabia que eu estava atrás dela , então ela nem deu atenção, aí eu a abracei, disse seu nome e disse que por favor me deixasse ficar perto do amado. Aí ela olhou para mim sorriu reconhecendo-me de imediato e dizendo que claro eu poderia passar. Agradeci imensamente e coloquei-me ao lado dele dando os braços e repetindo várias vezes " eu casei, eu casei"  feliz da vida mostrando a ela e nesse mesmo momento olhei para minha prima Amanda que não tenho ideia de onde saiu, mas sonho é sonho e tudo pode acontecer, né, lá estava ela no lugar da Marlene e eu dizia a ela também, " eu casei Amanda, eu caseiiiiiii..." .

Noossaaa, que coisa. Não dá para explicar a real sensação disso. Era maravilhoso.

E depois começou o corre corre para pegar o vôo e me dei conta que que não sabia se tinha preparado so documentos necessários para levar no intercâmbio e ele começou a se desesperar e me perguntava como eu não havia providenciado os documentos ... ( eu não poderia embarcar sem eles e ele haveria de seguri viagem só).

Desespero total ... ( eu sonhando, sabia que estava dormindo e me sentia revirar na cama, acho que em uma possível luta tentando acordar).


Anunciaram o voo e chamaram várias vezes nossos nomes, estavam todos no voo e só faltávamos nós. Ele tentando fazer de tudo para chegarmos a tempo, pegou minhas e foi correndo na frente e eu só conseguia ouví-lo dizer " vamos luuuuuuuuuu" quando ele parava e olhava para tras com aquele olhar de quem diz " eu não posso ir sem você!!!!!! Não faz isso comigo!!" E eu não consegui chegar ( rsrsrs) , a porta fechou e quando eu cheguei acho que chorava e implorava " moça abre a porta por favor, moça abre a porta por favorrrrrrrrrrr, abre aporta, moça abre a portaaaaa, abre a portaaaaa". Quando o desespero tomou conta que percebi que não ia abrir mesmo , a porta se abre ........ ufaaa... acordei =)







Esses meus sonhos dão ótimos contos ... acho que vou escrever um livro rsrsrs.








E para onde iamos??? Canadá.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Só não me pergutem o porquê desse sonho...


Geralmente se sonha quando se pensa e algo antes né...... mas não lembro de ter pensado em nada do tipo, salvo ter rezado bastante sobre algumas coisas.







Home office




Aí vai mais uma das minhas paixõezinhas de leve. Há alguns anos, cerca de dois anos para cá tenho nutrido um leve interesse/amor por projetos e design de casas e seus respectivos ambientes, gosto de ficar observando diferentes formas de se projetar um espaço e ao mesmo tempo fico sonhando em como de repente meu quarto poderia ficar, o nosso escritório, o banheirinho do meu quarto, ou a área de tras da nossa casa que eu já entitulei  de a "área da piscina"  e que hoje, ainda se constitui como uma grande tela em branco pois absolutamente nada lá foi feito e que por enquanto não será mexido mesmo.  Acredito que um dois próximos passos que deverão ser construídos em nossa casa será o pátio da frente e posteriormente o escritório ( que hoje nada mais é eh que uma confusão de uma estante abarrotada de livros, uma mesa de estudos e mais duas outras estantes onde ficam o computador, as impressoras, mais um outro tanto de livros, apostilas e uma esteira inutilizada que me faz pensar o porquê de ela ainda estar aqui) ou o como passarei a chamar de agora em diante o "futuro Home Office"  =)

Não que eu tenha me decidido por ser arquiteta ou alguma coisa coimo design de interiores, decoradora ou seja lá o que for, longe disso, eu não saberia projetar e criar de fato espaços assim, mas como boa consumidora sei apreciar boas coisas. Todos nós trazemos isso de fábrica, netão o que faço é só olhar e ver o que se encaixa, o que não se encaixa e o que poderia se encaixar. 

Outro encanto absurdo desenvolvido em mim foi um amor por copos, taças, aparelhos de jantar e afins, pode isso???? Não me mostre taças que de fato eu vou querer levar.

Como disse uma amiga a Mon... do francês, que isso só poderia ser uma vontade louca de casar, rsrsrs.



Esse projeto aqui  achei que poderia se encaixar no espaço quetemos lá, o escritório tem mais oumenos esse formato e não é tão grande. Pelo menos a parte dos computs poderiam ser feitos desta forma. E ficariam sobrando uma parede grande atras disso que pode ser aproveitado de alguma outra forma, de repente com um sofá ou sofá -cama e uma outra parede menos que poderia ser preenchida com estantes fechadas para colocar os livros. Bom, já uma ideia ( Foto acima).

Ou


Ou pegar a parede grande e encaixar essa parte que tem as 2 estantes e na lateral essa parte menor. Esses 2 projetos foram os que eu mais gostei e que se parecem mais com o espaço que temos. (Foto acima)




Na outra parte que forma o quadrado poderia ser acrescentado como mencionei anteriormente um sofá ou um sofá-cama. E que pode ser de qualquer tipo. Coloquei essa imagem só para ilustrar  e também para quem quisesse ver outros projetos de home office para se inspirar. 





O formato do que temos é mais ou menos esse, se parece muito, não é grande e a porta bem ali ao lado ( foto acima)





g














*Dica de português :  Acima (junto) significa em lugar mais elevado, superior --> ex: Veja se o seu nome não está mais acima na lista.

                                     A cima (separado) significa para cima --> ex: Ela mediu-me de baixo a cima.

Fonte: Blog da professora Cristina Constancia

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Keen'v - J'ai mal

Eu estava procurando umas músicas para ouvir em francês e encontrei esta: Keen'v - J'ai mal

Gostei bastante assim da melodia,claro no primeiro momento é isso que nos encanta, mas por algum motivo lá fui eu atrás da tradução da mesma e não achei,então resolvi jogar no nosso salvador da pátria o "google tradutor" e aí resolvido estava meu problema. Depois, fiquei analisando e pensando que a "chanson" me lembrava alguma coisa ¬¬ . Bateu aquela tristeza rápida e momentânea, mas com a mesma velocidade que veio foi embora também. Graças a Deus rsrsrs. É minha história certo? Então natural que vez ou outra algo que nos foi especial venha à tona, mas o bom é perceber que tá lá onde deveria estar, no passado. Foi bom, foi especial, foi doloroso também ( e como), mas está onde deveria estar e ponto. Bola p/ frente.

Erro é querer pensar que vc nunca viveu ou sentiu algo, proque se vc viveu e algum dia por algum motivo sua mente recordar ou algum acontecimento fizer aquelas lembranças virem à tona , é óbvio que você vai sentir ( ressentir) , a vida é assim, não dá para apagar um passado vivido, é bom acosturmar-se com isso. Muitas vezes a gente tem essa tendência mesmo de querer fazer com que as coisas não tivessem acontecido ou existido, acredito que isso é pura perda de energia.

É como se você recordasse, do nada, de coisas que você viveu na época do colégio, por exemplo. Foram momentos lindos ( bons e ruins também) ,mas que tiveram de passar e que temos de hoje olhar para tras e saber que tudo aquilo faz da nós o que somos hoje. É o nosso livro que foi escrito ao longo de toda uma vida, então, não me sinto mal por qualquer coisa.




Nós nos conhecemos desde o tempo da caixa de areia
E nada poderia nos separar
Nossa amizade se tornou inquebrável
E agora ainda é o mesmo
Mas eu percebi que meus sentimentos estavam mudando
E eles se tornaram mais e mais forte
Eu esperei e eu nunca te confessei
E foi necessário um grande esforço
Mas agora
Meus arrependimentos estão crescendo
Como não estragar
Nossa amizade bonita
Eu preferia calar a boca e nunca

(Refrão)
Dói vê-lo em seus braços
E agir como se nada tivesse acontecido quando você está perto de mim
Dói quando há j't'imagine
Devo silenciar meu amor, mas eu realmente tenho uma escolha?
Dói vê-lo em seus braços
E agir como se nada tivesse acontecido quando você está perto de mim
Dói quando há j't'imagine
Devo silenciar meu amor, mas eu realmente tenho uma escolha?



Eu sempre amei você dentro de mim
Mas eu nunca te disse
E você sabe que sem alguns meses
Você já apresentou o seu amigo
Você nem imagina como queria j'm'en
Não te disse antes
Foi o momento que eu temia
Porque eu sei que é tarde demais
Você me diz que você encaminhe
Se é o amor da sua vida
Mas no meu coração
Quando você está me contando isso
Dói e não posso ainda dizer-lhe porquê













segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Hidratante para o corpo


Victória's Secret



Esses são os creminhos que meu primo trouxe da última viagem que el fez ao Canadá. É o mesmo que me trouxe os cortadores em outra viagem que ele fez.



A mão gordinha é a minha =) . Esse é bom de mais.




Como todos dizem por aí  ... não precisa nem usar perfume. O cheirinho do creme permanece por horas e você sente longe, mas isso eu nem precisava mencionar, pois todos sabem.





Um pouco da história 


Victoria's Secret

   Em 1977 Roy Raymond cria sua primeira loja Victoria's Secret, especializada em lingerie, uma loja situada no Stanford Shopping Center, São Francisco, Califórnia. No primeiro ano de existência a loja fatura meio milhão de dólares. Cinco lojas e catálogos por correspondência garantiam seis milhões de dólares líquidos por ano.
Em 1982, a marca é vendida por Raymond por algo em torno de um milhão de dólares.
Em 2007 a receita da empresa chegou a 3,7 bilhões de dólares, logo depois Roy se matou atirando-se da famosa ponte Golden Gate de São Francisco.

NASCE A VICTORIA'S SECRET...

 Todo ano, geralmente nas últimas semanas de novembro ou dezembro, a Victoria's Secret realiza o The Victoria's Secret Fashion Show, um supershow de moda que conta com a presença das modelos estrelas da Victoria's, convidados especiais e apresentações musicais, e onde é mostrado o sutiã fantasia do ano.

  As Victoria's Secret Angels são as modelos que pertencem somente as Bombshells e que são de destaque da marca, sendo essas algumas das mais bem pagas do mundo.
As Angels fizeram sua estréia em 1999 no quarto ano do Victoria's Secret Fashion Show.

  A marca conta com um grande número de brasileiras, entre elas a top-model Isabeli Fontana e as angelsAdriana Lima, Alessandra Ambrósio e Izabel Goulart.




Les Loisirs







Qu'est-ce que tu aimes faire pendant ton temps libre?  - O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Quels son tes loisirs et passe -temps favoris? Quais são seus hobbies/passatempo/lazer preferidos?

 J'aime faire de la gym = Eu gosto de malhar
J'aime faire du sky = Eu gosto de esquiar
j'aime faire du surf = Eu gosto de surfar
j'aime faire du roller = Eu gosto de patinar (andar de patins)
J'aime faire de l'équitation
J'aime joueraux jeux video = jogar video game
jouer aux éches - jogar xadrez
jouer aux cartes = jogar cartas / baralho
Jouer au foot = jogar futebol
Jouer au basket = jogar basquete
Jouer au tennis = jogar tênis
Jouer au golf = Jogar golf
courir = correr

Faire du skate- andar de skate
Écouter de la musique-ouvir musica
Lire- Ler
Nager- Nadar
Danser = dançar
Sortir avec les amis- sair com os amigos
Jouer au foot- jogar futebol
Jouer d' un instrument- tocar um instrumento
Régarder la télé- ver T.V
Aller au cinéma- ir au cinema
Faire du vélo- andar de bicicleta
Jouer à l'ordinateur- jogar no computador
Naviguer sur internet- naveg
Faire du patam - andar de patins
Faire du concert - fazer um cancerto
Faire de la natation - fazer natação
Faire du fogging - correr
Faire du shopping - ir ás compras
Aller au shopping - ir as compras
Aller a lá cafetéria - ir ao café
Aller a lá plage - ir á praia
Aller au concert - ir ao concerto
Jouer au tennis - jogar tenis
Jouer aux cartes - jogar as cartas
Jouer du balon - jogar á bola
Jouer de la guitarre - tocar guitarra
Faire du camping = acampar







Les activités du week-end


















* hobbies em francês, atividades em francês , lazer em francês

Les Jours de la semaine en français



Les Jours de la semaine en  français  - Dias da semana em francês


Os dias da semana em francês são bem fáceis de aprender, observe a imagem abaixo. A origem dos dias da semana em francês é a mesma do espanhol e do italiano, são nomes que lembram planetas, estralas e satélites, Lua, Marte, Mecúrio, Júpiter e Vênus dão origem aos nomes de segunda a sexta. Sábado tem origem hebraica do shabbat e o domingo, do latim, que significa “Dia do Senhor” (Dies Domini).

Lundi – segunda-feira      
Mardi – Terça-feira
Mercredi- Quarta
Jeudi – quinta-feira
Vendredi – sexta-feira
Samedi – Sábado
Dimanche- Domingo







Qui sont tous des noms de planète du système solaire.

Lundi: Lune
Mardi: Mars
Mercredi: Mercure
Jeudi: Jupiter
Vendredi: Venus
Samedi: Saturne

Dimanche est le jour du soleil, et jour consacré à dieu pour les chrétiens